Aposentadoria Híbrida – Advogado Previdenciário em Salvador

Do que se trata a Aposentadoria Híbrida? Vamos a algumas premissas iniciais.

Nos termos do art. 48, § 1º da Lei 8.213/1991 que trata da Previdência Social, a aposentadoria por idade será devida aos trabalhadores rurais quando completarem 60 (sessenta) anos de idade, se homem e 55 (cinquenta e cinco) anos de idade, se mulher.Consulta Previdenciária

 


Para que o segurado tenha mais segurança e tranqüilidade, é aconselhável que o segurado procure um Advogado Especialista em Direito Previdenciário e no INSS para obter mais informações sobre as possibilidades de sua aposentadoria. Existem muitos advogados previdenciários que prestam também Consultoria Previdenciária Online.

Outra possibilidade que é muito utilizada atualmente é fazer um Planejamento Previdenciário ou da Aposentadoria. Ao final do Planejamento Previdenciário o segurado terá todas as informações necessárias para obter o benefício mais vantajoso e dentro do menor tempo possível.

Para saber mais sobre como garantir o melhor benefício, com o menor custo e dentro do menor tempo, leia este artigo que fala sobre A Importância do Planejamento Previdenciário e explica de forma bem detalhada e simples os motivos pelos quais os segurados devem fazer um bom planejamento.


 

Para ter direito, deve o trabalhador rural comprovar o efetivo exercício da atividade rural, ainda que de forma descontínua, observada a carência (quantidade de meses trabalhados) exigida no período imediatamente anterior ao requerimento do benefício ou quando implementar as condições para o recebimento do benefício.

A carência deve ser comprovada de acordo com o disposto na tabela do art.142 da Lei 8.213/1991, conforme abaixo:

Aposentadoria Híbrida

Entretanto, é muito comum no meio rural que ocorra uma alternância com períodos de atividade rural com a atividade urbana, de forma que o trabalhador fica impossibilitado de se aposentar por idade como trabalhador rural ou como trabalhador urbano.

Desta forma, a Lei 11.718/2008, introduziu algumas alterações no art. 48, § 1º da Lei 8.213/1991, acrescentando o § 3º e § 4º, em que se autorizou o trabalhador rural o cômputo das atividades urbanas para fins de aposentadoria por idade.

A essa mescla do tempo de atividade rural somada ao tempo de atividade urbana para fins de aposentadoria por idade que chamamos de Aposentadoria Híbrida.


Para os segurados que estão com perícia médica agendada, confira 6 dicas preciosas para quem vai fazer a perícia médica no INSS

Nos últimos anos, muitas ações vêm sendo adotadas pelo governo com o objetivo de cortar diversos benefícios por incapacidade através do denominado Pente Fino e, em decorrência destas ações, muitos segurados que realmente possuem o direito ao recebimento estão sendo prejudicados.

Caso seu benefício tenha sido cessado, aprenda o que você pode fazer para reativar o benefício.


Aposentadoria Híbrida

Assim, a aposentadoria híbrida foi uma modalidade que buscou permitir uma adequação da norma para os trabalhadores rurais e urbanos, possibilitando que os segurados especiais pudessem somar esses dois tempos de atividades, com a finalidade de implementar o tempo da carência e se aposentar por idade.

Importante salientar que, para a concessão da aposentadoria híbrida o segurado deve completar 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem e 60 (sessenta) anos de idade, se mulher.

No mais, não se é exigido que o último período de trabalho do segurado tenha sido rural.


Veja também:

Zeladores de Hospitais e a Aposentadoria Especial
Advogado Especialista em INSS
Contribuinte Individual e a Aposentadoria Especial
Advogado Previdenciário Online
Reforma da Previdência – Regime de Repartição X Regime de Capitalização
Advogado do INSS em Salvador
Advogado Previdenciário em Salvador

Voltar para Aposentadorias

Necessita de ajuda?

FALE CONOSCO

Não achou o que procura? Veja outros serviços semelhantes

Aposentadoria por Idade

Aposentadoria por idade

Aposentadoria pela Regra 85/95

Aposentadoria por Invalidez

Aposentadoria pela Regra 85/95

Aposentadoria Proporcional

1
Olá!
Podemos te ajudar?
Powered by