Aposentadoria do Profissional Liberal – Advogado Previdenciário em Salvador

E a Aposentadoria do Profissional Liberal?

O profissional liberal é aquele trabalhador que possui formação superior ou técnica e possui a liberdade de executar suas atividades como empregado ou trabalhando para si mesmo, como autônomo. Alguns exemplos de profissionais liberais são os advogados, médicos, contadores, empresários, entre outros.

O profissional liberal é segurado obrigatório nos termos da Lei 8.212/1991, que dispõe sobre a organização da Seguridade Social.


Para que o segurado tenha mais segurança e tranqüilidade, é aconselhável que o segurado procure um Advogado Especialista em Direito Previdenciário e no INSS para obter mais informações sobre as possibilidades de sua aposentadoria. Existem muitos advogados previdenciários que prestam também Consultoria Previdenciária Online.

Outra possibilidade que é muito utilizada atualmente é fazer um Planejamento Previdenciário ou da Aposentadoria. Ao final do Planejamento Previdenciário o segurado terá todas as informações necessárias para obter o benefício mais vantajoso e dentro do menor tempo possível.

Para saber mais sobre como garantir o melhor benefício, com o menor custo e dentro do menor tempo, leia este artigo que fala sobre A Importância do Planejamento Previdenciário e explica de forma bem detalhada e simples os motivos pelos quais os segurados devem fazer um bom planejamento.



Consulta Previdenciária
Nos casos em que o trabalhador liberal atua como autônomo, ou seja, trabalha para si mesmo administrando seu próprio horário, escolha de clientes, etc.; como não há a presença de um empregador, o próprio trabalhador liberal precisa gerenciar suas contribuições previdenciárias para obter os benefícios de aposentadoria.

O trabalhador tanto pode optar por uma Previdência Privada, como investimento em poupança ou outros investimentos lucrativos, bem como também pode optar contribuir com a Previdência Social, junto ao INSS.

Saliente-se, outrossim, que o trabalhador não precisa escolher somente uma modalidade de Previdência, pode se quiser optar por ambas.

O profissional liberal contribuinte pode requerer, no caso da Previdência Social, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por idade, no que for mais benéfico para o trabalhador.

Além disso, possui com essas contribuições direito a benefícios como auxílio doença, licença maternidade, entre outros, de acordo com cada circunstância específica.

Importante esclarecer, que para os trabalhadores que exercem suas atividades expostos a agentes nocivos, ou seja, que possam comprometer a sua saúde e integridade física, podem requerer, após cumpridas as formalidades e exigências específicas, a aposentadoria especial.


Para os segurados que estão com perícia médica agendada, confira 6 dicas preciosas para quem vai fazer a perícia médica no INSS

Nos últimos anos, muitas ações vêm sendo adotadas pelo governo com o objetivo de cortar diversos benefícios por incapacidade através do denominado Pente Fino e, em decorrência destas ações, muitos segurados que realmente possuem o direito ao recebimento estão sendo prejudicados.

Caso seu benefício tenha sido cessado, aprenda o que você pode fazer para reativar o benefício.


E de que forma pode o profissional liberal iniciar a sua contribuição? Se o trabalhador já exerceu alguma atividade laboral como empregado, possui PIS/Pasep ou o Número de Inscrição do Trabalhador – NIT, o qual deve ser apresentado.

Caso não possua, deve efetuar o procedimento no site do INSS com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Após, emitir junto ao INSS a Guia da Previdência Social (GPS) e começar a contribuir, efetuando o pagamento em banco ou em débito automático, por exemplo.


Veja também:

Zeladores de Hospitais e a Aposentadoria Especial
Advogado Especialista em INSS
Contribuinte Individual e a Aposentadoria Especial
Advogado Previdenciário Online
Reforma da Previdência – Regime de Repartição X Regime de Capitalização
Advogado do INSS em Salvador
Advogado Previdenciário em Salvador

Voltar para Aposentadorias

Necessita de ajuda?

FALE CONOSCO

Não achou o que procura? Veja outros serviços semelhantes

Aposentadoria por Idade

Aposentadoria por idade

Aposentadoria pela Regra 85/95

Aposentadoria por Invalidez

Aposentadoria pela Regra 85/95

Aposentadoria Proporcional

1
Olá!
Podemos te ajudar?
Powered by